quarta-feira, abril 26, 2006

Cinismo ou Oportunismo Político

É incompreensível a forma como as pessoas encaram a política na Guiné-Bissau. Cada um goza com aquele povo a sua maneira.
Ao acontecer o que o ex-candidato do PAIGC derrotado nas últimas eleições presidenciais o Sr. Malan Bacai Sanhá anunciou fazer, instalar temporariamente em Dakar, afim de preparar a sua imagem e contactar mais com a Comunidade Internacional, porque ele é que será o proximo Presidente da República daqui a cinco anos, por isso tem que ir apreender como ser bom presidente em Dakar, só pode ser caracterizado de oportunismo político ou cinismo, para com o povo guineense.
Esta estratégia covarde e baixo é prova de falta de maturidade política e ignorância total deste que quer um dia dirigir os destinos do povo guineense. Se este senhor decidiu fazer política, no minimo devia saber que não se faz politica somente estando no poder, porque a oposição é também indispensável para a consolidação democratica na guiné.
Nesta fase que o país precisa e mais do que nunca de todos os actores politicos e não só, na busca de soluções para a situação vigente no país, este senhor que também foi um dos principais responsáveis por esta situação que o país atravessa e onde ele ainda pensa um dia ser presidente de todos os guineenses, pura e simplesmente decidiu fugir.
Das duas uma: este senhor esta com medo que os guineenses descobrem que afinal ele não tem perfil para ser o presidente de todos os guineenses ou ele quer afastar para evitar proferir mais disparates.
"Pubis ka buro, udju odja boka kala"

quarta-feira, abril 19, 2006

Cultura de Pancadaria... até quando?

Infelizmente ainda existem pessoas que não compreendem que a brutalidade, não é o caminho para uma convivência sã naquele país tão depauperado.
Na primeira pessoa, deixo-vos o relato do que aconteceu a uma jovem guineense, récem formada que regressou o seu país de origem, de forma a contribuir directa e positivamente no processo de desenvolvimento da guiné.
Es a explicação da vitima:
" Depois de 3 meses em bissau,sai no domingo 09/04,fui visitar uma tia no bairro internacional no regresso andei no passeio do Ex-presidente Cumba Iala que se encontrava sem quaisquer sinais de proibicao, sem saber que o tal facto era proibido e que ao faze-lo estava eu a cometer um crime.

Ao passar 300m da casa dele fomos abordadas duma forma nada passifica por algumas pessoas que estava sentadas a jogar dama frente da casa deleque me disseram que aquela rua era intransitavel, respondemos que isso nao e a forma de falar com as pessoas e alem demaisnao havia nada quecomprovasse que a rua era intrasitavel.

esta resposta me custou insultos no meio da rua,o que me obrigou a parar no hospital devido as feridas na cabeça resultante de violentos golpes inpingidos com uma PISTOLA, na boca parti um dente e nas costas.

Se a PISTOLA nao tivesse caido,eu nao estaria ca hoje a testemunhar o ocorrido. Na policia ao ouviram o nome do Ex-presidente ninguem quer tomar providencias possiveis,no dia seguinte disseram que ele esta preso,mais com pressao do M.do Interior que e nomeado por proprio Ex.presidente. "

P.S: Naquele dia eu estava com a Djenane que conseguiu fugir.

Nadine do reis gomes

Funcionaria do M. de Turismo e Ordenamento Territorial, Sociologa.
Aqui vai as fotografias da vitima: