sexta-feira, março 31, 2006

Política à Macacada

A garantia da sobrevivência do dia-a-dia na guiné passa-se em boa parte em conseguir um lugar no governo. Neste país, muitas das vezes a liberdade é confundido com a libertinagem, fazer política tornou-se no negócio mais lucrativo, todos mandam e ninguem cumpre, todos são possuídores da verdade, cada um defende a razão a sua maneira. Dizia um amigo, fazer política na guiné é facil, basta usar oculos e pendurar trés canetas no bolso da camisa e ir junto da população e começar a insultar os governantes, numerar as dificuldades que o país enfrenta, é suficiente para reclamar a sua capacidade de liderança e começar a recolher assinaturas para a criação do seu partido, não precisas apresentar solução para todos os problemas mencionados, nem staff para tal.

A democracia tem as suas regras que intransigentemente tem de ser cumpridas por todos.

Passados 15 anos da adopção do país a multipartidarismo, onde o povo foi chamado 3 vezes para escolher os seus representantes para a Assembleia Nacional Popular e Presidente da República, continuamos a interrogar que modelo de democracia deve ser adoptado para a guiné. A instabilidade político militar é constante, o país ficou totalmente bloqueado e sem estratégias para ultrapassar o caos socio-económico existente. Não há consenso entre os políticos, no que diz respeito a grandes causas do interesse nacional.

O país esta entregue a mediocridade, a corrupção e a impunidade. É uma macacada autentico. A casa da democracia ( a assembleia) esta repleto de negociantes, uma anarquia completa, não se respeita a hierarquía, cada um faz o que lhe apetece.

O descredito da população nas instituições públicas é cada vez mais notório. E a política entrou num colapso total, sem alternativa nem inovação. E o povo observa calado e serenamente.

É preciso fazer naquele país uma roptura drástica com o seu passado negro. Democratizar os próprios partidos e seleccionar seriamente os mais bons para pensar o país e galvanizar aquele povo rumo ao desenvolvimento. Os bons teem que provar cada vez mais que são bons e eliminar por completo a espectacularidade dos mediocres e incompetentes. Fazer uma aposta seria na formação e capacitação dos recursos humanos de qualidade e definir uma estrategia eficaz de crescimento económico na base dos nossos próprios recursos interno bruto. Aplicar sistemas financeiros que eliminam por completo a circulação do dinheiro público nos ministerios, concentrando todos os pagamentos num sistema bancário propício para tal.

Cada um deve orgulhar-se de fazer o que sabe fazer. Os pintores devem continuar a pintar, os pedreiros devem continuar a construir casas, pescadores devem continuar a pescar, baloberos devem continuar a derramar cana nas Balobas, os lutadores devem continuar a lutar. " Kada nhai na si bisilon".

É possivel inverter o rumo da política na guiné, e correr com os opurtunistas encapotados de políticos.

Vamos pensar e trabalhar para uma nova guiné, onde a cultura de trabalho prevalece.


Guiné i di si bon fidjus

Sem comentários: